11 2721-3977

vertexindustria

facebook google plus linkedin

NOTÍCIAS

Serviços de usinagem podem se beneficiar por Programa Rota 2030

23/11/2018

Serviços de usinagem acabam de dar mais uma largada, no que diz respeito às possibilidades de crescimento do setor.

Isso porque, o Governo Federal, que já havia anunciado o lançamento do Programa Rota 2030 no final do semestre passado, ratificou, na última terça-feira (20), incentivos para a indústria automotiva. Aprovado pelo Plenário do Senado, o programa impactará positivamente diversos setores, principalmente os de serviços de usinagem.

De acordo com o comunicado, o Programa Rota 2030 se desenvolverá através de um novo regime tributário para as montadoras de veículos, a fim de estimular investimentos em áreas importantes da cadeia produtiva, como pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologia. Os tributos poderão chegar a até R$ 1,5 bilhão ao ano de crédito tributário à indústria, e o incentivo será válido tanto para montadoras instaladas no Brasil, quanto para companhias importadoras que poderão abater sobre o Imposto de Renda PJ (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Vale ressaltar que umas das medidas aprovadas pelo Senado é a prorrogação, por pelo menos cinco anos, do regime para as montadoras instaladas nas regiões Norte (motocicletas como BMW, Harley-Davidson, Honda e Yamaha) e Nordeste (Ford e Fiat Chrysler). Para a região Centro-Oeste, o benefício acaba em 2020, o que promete ser um importante estímulo para o setor industrial, principalmente o de usinagem de precisão.  (Fonte: Agência do Senado)

Para que as empresas automobilísticas se beneficiem dos incentivos do Programa, é preciso, garantia de aporte mínimo anual de R$ 5 bilhões ao ano voltados em investimento na área de pesquisa e desenvolvimento.

“Estamos numa situação bastante complexa do ponto de vista fiscal, mas esse percentual, dependendo do investimento, pode ser um pouco maior, principalmente nos investimentos de itens estratégicos, como a indústria 4.0, conectividade, novas tecnologias de motorização e da parte de digitalização”, afirma o Presidente da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Antonio Megale, em depoimento ao portal Usinagem Brasil, prevendo boas expectativas para o mercado.

Diante do cenário, nota-se que os investidores estão cada vez mais confiantes e o mercado, aos poucos, retomando estabilidade. A medida do governo poderá beneficiar vários setores da economia direta ou indiretamente, principalmente o de usinagem de peças.

Por este motivo, a Vertex Usinagem tem investido em tecnologia de ponta em seus centros de usinagem e tornos CNC para produzir peças usinadas e/ou conjuntos usinados com excelente custo-benefício e qualidade de forma a atender as exigências do mercado. Para saber mais sobre nossos serviços de usinagem, entre em contato conosco.

Clique aqui e curta nossa página no Facebook!

Para mais notícias, clique aqui.