11 2721-3977

vertexindustria

facebook google plus linkedin

NOTÍCIAS

Usinagem de peças poderá ganhar melhor desempenho e performance

13/11/2018

Usinagem de peças é um dos pilares do setor industrial e está em constante inovação para acompanhar as novas demandas.

A descoberta de um material superduro por chineses e russos, chamado boreto de tungstênio (WB5) poderá melhorar, ainda mais, o desempenho dos materiais de ferramentas de corte, usinagem em geral, usinagem de peças, perfuração de poços de petróleo, entre outros.

E a boa notícia é que o material superduro, que pode ser utilizado para várias aplicações, apresenta um nível que supera ao pobedit, expressão russa que quer dizer “insuperável, vencedor” e que consiste na liga feita de materiais metálicos duros (carbonetos) e um metal ligante, ou seja, um composto de carboneto de tungstênio e cobalto misturado com diamantes artificiais, que têm assumido perfeitamente o papel do diamante, tornando-se seu principal concorrente direto, há mais de 80 anos.

O especialista Alexander Kvashnin, junto de alguns companheiros, utilizou algoritmo evolutivo USPEX, sigla em inglês que quer dizer Preditor Universal de Estruturas: Xtalografia Evolucionária para presumir a composição do material, o chamado WB5 (tungstênio e boro) e chegaram a constatação que a utilização pode ser sintetizada em pressão ambiente, sendo muito mais eficaz que o pobedit, em termos de dureza – 50% e tenacidade à fratura – 20% menor, o que poderá ser excelente para o setor de usinagem de peças. “O sistema de tungstênio-boro tem sido objeto de uma série de estudos experimentais e teóricos, e é surpreendente que esse composto não tenha sido descoberto até agora,” afirma Alexander, em depoimento dado ao Portal Usinagem Brasil.

O simulador criado pelo professor Artem Oganov, em 2004, que hoje atende a mais 4.000 pesquisadores de todo o mundo, está localizado no laboratório do Instituto de Física e Tecnologia de Moscou. Ele desempenha ótima capacidade de sanar problemas centrais relacionados à química dos cristais, promovendo grande desempenho para previsão de estrutura cristalina dos materiais.

De olho no avanço da tecnologia, a Vertex Usinagem está em busca de atualizações constantes para oferecer ao mercado os melhores equipamentos, garantindo assim que seus centros de usinagem e tornos CNC produzam peças usinadas e/ ou conjuntos usinados com excelente custo-benefício e qualidade. Para saber mais sobre nossos serviços de usinagem, entre em contato conosco.

Clique aqui e curta nossa página no Facebook!

Para mais notícias, clique aqui.   

Fontes: Inovação e Tecnologia, Usinagem Brasil