11 2721-3977

vertexindustria

facebook google plus linkedin

NOTÍCIAS

Usinagem de precisão: investimento da Fiat Chrysler impulsionará setor

14/09/2018

Usinagem de precisão, que representa uma importante contribuição para os pátios industriais, tende a crescer ainda mais.

E essa afirmativa tem a ver com o anúncio realizado pela Fiat Chrysler que pretende investir R$ 14 bi na América Latina, no período de 2018 a 2022, onde a maior parte desses recursos serão injetados no Brasil. A fabricante busca lançar 25 novos modelos, sendo 15 da linha Fiat e 10 Jeep e Ram, o que é ótima notícia para o setor de usinagem de precisão.

Os investimentos foram anunciados pelo novo presidente da FCA América Latina, Antonio Filosa, que destacou que 90% dos recursos serão aplicados em produtos que serão produzidos em Minas Gerais e Pernambuco. “Planejamos 15 ou mais lançamentos Fiat e 10 ou mais Jeep/Ram no Brasil e na América Latina, considerando todas as renovações de produtos e modelos completamente novos”, afirma Antonio.

A expectativa é de que a linha Fiat ganhe pelo menos três SUVs, com três dimensões distintas: subcompacto, compacto e grande (com sete assentos). Já a linha Jeep deverá ganhar modelo grande que comporta sete assentos, enquanto o modelo Ram será picape média, que estreará na América Latina.  Estima-se que parte do investimento seja destinado à linha powertrain, com nova versão do motor firely, assim como versões novas de transmissões automáticas. Hoje o pátio industrial da Fiat possui capacidade produtiva de pouco mais 1 milhão de veículos por ano, porém atinge a marca de 700 mil produções. Até 2022, espera-se alcançar a marca de 1 milhão.

O então presidente da FCA afirma que a companhia seguirá investindo na indústria 4.0 para aumentar a qualidade da linha de produção e reduzir custos, o que poderá aumentar a produção e consequentemente a demanda de peças usinadas e/ou conjuntos usinados. “Goiana já é uma das plantas mais modernas do mundo, bastante automatizada, e a fábrica de Betim foi modernizada”, ratifica Filosa.

Ainda de acordo com o CEO, o investimento para ampliação da FCA pretende aprovar o programa Rota 2030, que é um novo regime automotivo que passa por avaliações entre os ministérios da Economia e da Fazenda, aguardando a liberação do governo. “o Rota 2030 pode gerar desenvolvimento ímpar para a indústria automobilística e toda sua cadeia”. A iniciativa tem como único propósito que é o de alcançar a liderança no mercado nacional. “Vamos aumentar nosso share com novos produtos e maior alcance de mercado, principalmente para a Fiat com os novos SUVs.”

Os investimentos anunciados no setor automobilístico só reforçam a ideia de que a economia segue avançando a uma retomada. Neste sentido, estar preparado para este novo cenário é fundamental.

Por este motivo, a Vertex Usinagem investe em centros de usinagem e tornos CNC de altíssima precisão, com o objetivo de produzir peças usinadas e/ou conjuntos usinados de excelente qualidade e custo-benefício. Para saber mais sobre os nossos serviços de usinagem de precisão, entre em contato com a gente!

Clique aqui e curta nossa página no Facebook!

Para mais notícias, clique aqui.