11 2721-3977

vertexindustria

facebook google plus linkedin

NOTÍCIAS

Usinagem de Precisão: setor otimista por investimento da Fiat

28/11/2018

Usinagem de precisão é um importante aliado do setor industrial por produzir peças usinadas para qualquer segmento.

Por este motivo, o setor de usinagem de precisão se encontra bastante otimista, em relação ao crescimento da indústria, sobretudo na área automobilística.

No final do semestre passado, a Fiat completou 42 anos do Polo Automotivo localizado em Betim (MG) e aproveitou para anunciar o novo ciclo de investimentos de R$ 8 bilhões que se será utilizado até 2023. O acontecimento contou com a presença do então governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e o Presidente da Fiat Chysler Automóveis (FCA) para a América Latina, Antonio Filosa. Os recursos, que abrangerão a cadeia do Polo Fiat, bem como seus fornecedores, devem gerar 8 mil novas oportunidades de trabalho diretos e indiretos durante o período da utilização deste investimento, além do impacto que terá para as empresas de usinagem.

De acordo com a Fiat, em depoimento publicado no Portal Usinagem Brasil, “os recursos permitirão a ampliação da gama de produtos da Fiat e fortalecerão a marca no mercado brasileiro e latino-americano, reforçando a presença em segmentos em que já é líder e em outros que ainda não atua”. Até 2023, a expectativa é que sejam lançados pelo menos 15 modelos e séries especiais. Esses investimentos estão dentro do plano estratégico global que foi divulgado no dia 10 de junho por Sérgio Marchionne, CEO da Fiat Chysler Automóveis (FCA) para a América Latina.

É importante lembrar que a capacidade de produção do pátio industrial gera muitas oportunidades, já que o Polo Automotivo Fiat tem potencial para produzir até 800 mil veículos por ano, sendo considerada a maior fábrica de automóveis da FCA do mundo. Desde sua inauguração, em 1976, a Fiat já produziu em Betim cerca de 16 milhões de veículos. Desse número, 3,5 milhões foram exportados.

Nos últimos anos, notou-se que o processo de modernização evoluiu muito. A indústria 4.0, aliado aos conceitos que já são aplicados na Europa e nos Estados Unidos, permitiu aos equipamentos, instalações e sistemas muito mais precisão e autonomia.

O pátio industrial da FCA, localizado em Betim, engloba três importantes áreas: Planta Veículos, Planta Powertrain e Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. Segundo a companhia, o Polo Automotivo está dando um importante passo para o futuro, ao voltar seu olhar para a indústria 4.0. A instalação da planta de motores FireFly, que aconteceu em 2016, e o desenvolvimento de novos produtos redesenhados já marcam o início desse olhar para a nova revolução industrial, gerando mais interação entre fornecedores, expansão  da capacidade e identificação de oportunidades. Sendo assim, o momento para investir em modernização para atender a demanda é agora.

De olho nisso, a Vertex Usinagem tem investindo em tecnologia de ponta por meio de seus centros de usinagem e tornos CNC para produzir peças usinadas e/ou conjuntos usinados com excelente custo-benefício e qualidade. Para saber mais sobre nossos serviços de usinagem, entre em contato conosco.

Clique aqui e curta nossa página no Facebook!

Para mais notícias, clique aqui.