11 2721-3977

vertexindustria

facebook google plus linkedin

NOTÍCIAS

Usinagem em São Paulo cresce com modernização da Ford

02/10/2018

Usinagem em São Paulo segue em ritmo de crescimento acelerado por conta dos investimentos das grandes indústrias.

Uma delas é a fabricante Ford, que em comemoração aos 50 anos da unidade de Taubaté, anunciou investimento em modernização e qualificação dos funcionários. A notícia agitou o mercado de fornecedores, sobretudo as empresas de usinagem em São Paulo.

O anúncio sobre os investimentos serviu para marcar a apresentação do primeiro motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros do mundo, além da nova transmissão manual MX65, onde o Brasil está na linha de frente desta produção. Antes o produto era importado da China, Índia e México.

“A produção local do novo motor e da nova transmissão é mais uma prova do foco da Ford em servir os consumidores com produtos versáteis, que oferecem grande economia de combustível sem comprometer a performance e o prazer de dirigir”, afirma Lyle Watters, Presidente da Ford América do Sul, em depoimento ao Portal Usinagem Brasil. “Para isso, fizemos significativos investimentos em equipamentos, sistemas e melhoria de processos que estão totalmente alinhados com os conceitos da Indústria 4.0. e investimos também no nosso recurso mais valioso – as pessoas –, com um amplo programa de mais de 250 mil horas de treinamento”, concluiu o CEO.

De olho na Indústria 4.0

Para garantir qualidade, eficiência e alto padrão na linha de produção do novo motor, a fabricante Ford investiu em modernização na unidade de Taubaté, com base na indústria 4.0.  Os equipamentos são os mais modernos do mercado, como robôs que utilizam a tecnologia para rastreamento, por meio de QR Code na linha de motores, além de robôs que atuam na parte de solda e laser na unidade de transmissão. Esse investimento foi uma grande inovação para o setor, que impactará diretamente na produtividade e na demanda de peças usinadas e/ou conjuntos usinados.

Outra novidade é que a fábrica modernizou também 100% dos equipamentos, que agora são conectados via wi-fi para monitoramento online da cadeia produtiva. “Nós atualizamos 100% do nosso parque fabril em Taubaté, com automação das linhas de usinagem e montagem, e melhoramos o fluxo de materiais, totalmente integrado ao conceito de manufatura enxuta, proporcionando eficiência nos processos e alta produtividade. Assim, estamos alinhados ao que existe de mais avançado na Ford no mundo, com o mesmo padrão de qualidade de mercados como os Estados Unidos, Alemanha e China”, afirma Rogelio Golfarb, Vice-Presidente de Assuntos Governamentais, Comunicação e Estratégia da Ford América do Sul, em depoimento ao Portal Usinagem Brasil.

Como se pode observar, o crescimento da economia, sobretudo no pátio industrial, segue a todo vapor. É por isso que as empresas fornecedoras têm se preparado para dar conta da demanda, que por sinal, só tende a aumentar.

Por este motivo, a Vertex Usinagem, empresa de usinagem em São Paulo, investe em tecnologia de ponta, possuindo centros de usinagem e tornos CNC de altíssima precisão para produzir peças usinadas e/ ou conjuntos usinados com excelente qualidade e custo-benefício. Para saber mais sobre nossos serviços de usinagem, entre em contato conosco.

Clique aqui e curta nossa página no Facebook!

Para mais notícias, clique aqui.