Usinagem de Precisão: Setor eólico prevê investimentos
04/02/2022Usinagem de Precisão é um setor confiante diante dos investimentos no setor eólico que atinge marcas expressivas.
Bons ventos continuam soprando no país, impulsionando o setor eólico que, em 2021, atingiu marca muito expressiva. Desde 2018, a eólica é a segunda fonte de geração de energia elétrica no Brasil e, em dias de recorde, já chega a atender cerca de 20% das necessidades do País. Em média, responde por 13,5% do abastecimento nacional, essa marca expressiva, do mesmo modo, cria um potencial mercado para o setor de usinagem de precisão fornecer peças usinadas e conjuntos usinados.
Para 2022, a expectativa é que os investimentos do setor alcancem R$ 30 bilhões, de acordo com estimativas da Abeeólica – Associação Brasileira de Energia Eólica, entidade que reúne cerca de cem empresas desse setor industrial, incluindo fábricas de aerogeradores, de pás eólicas, operadoras de parques eólicos, investidores e diversos fornecedores da cadeia produtiva, junto a esses investimentos para agilizar o deslocamento de materiais, as empresas privadas investem em ferrovias e impulsionam a demanda de serviços de usinagem.
Setor eólico fortalece indústria nacional com a cadeia produtiva e impacta o setor de usinagem de precisão
“Temos uma base média de cálculo, considerando o que está previsto para ser instalado”, diz Elbia Gannoum, presidente da Abeeólica. “Considerando que devemos instalar cerca de 5 GWs em 2022, podemos estimar um investimento de mais de R$ 30 bilhões”, primeiramente pode-se dizer que esses investimentos fortalecem a indústria nacional e a economia, bem como o setor de usinagem de precisão para fornecimento de peças usinadas.
O Brasil conta com 751 parques eólicos e quase 9 mil aerogeradores em operação. Outros 1 mil, produzidos em seis fábricas instaladas em diferentes estados brasileiros, devem ser instalados em 2022. Elbia destaca que o setor eólico tem atraído muitos investimentos, o que tem proporcionado o desenvolvimento de uma promissora cadeia produtiva, que da mesma forma, impacta o setor de usinagem de precisão.
“De 2013 a 2016 houve uma política forte de nacionalização e hoje 80% das nossas turbinas são fabricadas no Brasil. Nossa indústria é altamente profissionalizada, consolidada e está pronta para os próximos 10 anos”, reforçando o ótimo momento da indústria nacional que continua em expansão, e do mesmo modo, impactando no bom desempenho das empresas de usinagem e no setor de usinagem de peças.
“Estes são números, que devem ser comemorados, podem ser ainda maiores, porque não captam completamente o bom desempenho do mercado, que vai se somando a esses valores conforme os novos contratos vão sendo fechados”, explica Elbia, como resultado, com esse crescimento do setor eólico, aumenta a confiança das empresas de usinagem para 2022.
A Vertex Usinagem reforça a importância para a indústria nacional do crescimento do setor eólico, e fornece serviços de usinagem e peças usinadas com qualidade e custo-benefício. Para isso, contamos com centros de usinagem e tornos CNC de altíssima precisão. Para saber mais sobre nossos serviços de usinagem, entre em contato conosco.
Fonte: Usinagem Brasil
Imagem: Vertex Usinagem
Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre usinagem de precisão e peças usinadas!
Para mais notícias sobre peças usinadas e usinagem de precisão, acesse aqui.