Serviços de Usinagem: Anfavea prevê alta na produção
11/02/2022Serviços de Usinagem tem expectativa de continuar crescendo em 2022 junto a alta de produção de veículos.
Apesar da esperada continuidade de restrições na oferta por falta de componentes, a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores acredita que, mesmo assim, a produção de veículos em 2022 será 9,4% maior do que a observada em 2021, o que ao mesmo tempo aumentará os serviços de usinagem na indústria.
O volume poderá atingir 2,46 milhões de unidades produzidas, diante das 2,24 mil unidades saídas das fábricas no ano passado. Mesmo com um ano difícil em 2022, no ranking global de produtores o Brasil retomou a oitava colocação, perdida no ano anterior para a Espanha, como resultado, fortaleceu as empresas de usinagem para fornecimento de conjuntos usinados.
Projeções para setor de veículos mostram alta na produção para 2022 ampliando os serviços de usinagem.
“Já houve, sem dúvida, uma ligeira melhora em 2021, mas ela ficou aquém do potencial”, afirmou o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes. “A crise global de semicondutores provocou paralisações de fábricas ao longo do ano por falta de componentes eletrônicos”, em contrapartida, a BMW investe em fábrica de SC acreditando no aumento de vendas e gerando demanda para o setor de serviços de usinagem.
Para este ano, a Anfavea projeta vendas de 2,3 milhões de autoveículos, alta de 8,5% sobre 2021. As vendas no ano passado chegaram a 2,12 milhões de unidades. Como ocorre tradicionalmente, o último mês do ano foi o de maior volume de vendas, com 207,1 mil unidades licenciadas, sobretudo, esses resultados são comemorados, mostrando a força da indústria nacional e o crescimento das empresas de usinagem.
Para 2022, a expectativa é de exportação de 390 mil unidades, incremento de 3,6% sobre 2021. As 376,4 mil unidades exportadas em 2021 representaram crescimento de 16% sobre o ano anterior, da mesma forma, a GM segue este crescimento e ampliará sua engenharia no Brasil expandindo o setor de usinagem CNC.
Quanto ao nível de empregos, a expectativa da Anfavea para 2022 é de estabilidade. O setor fechou o ano de 2021 com 101,1 mil empregados, apesar do fechamento de algumas fábricas no início do ano e das constantes paradas de produção em função da falta de componentes eletrônicos nas linhas de montagem, o que antes de tudo, reforça que a indústria seguirá fortalecida junto as empresas de usinagem que fornecem peças usinadas.
A Vertex Usinagem segue confiante na recuperação do setor de veículos para 2022, sendo uma empresa de usinagem que fornece serviços de usinagem e peças usinadas com qualidade e custo-benefício. Para isso, contamos com centros de usinagem e tornos CNC de altíssima precisão. Para saber mais sobre nossos serviços de usinagem, entre em contato conosco.
Fonte: Usinagem Brasil
Imagem: Vertex Usinagem
Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre empresas de usinagem e serviços de usinagem!
Para mais notícias sobre serviços de usinagem e empresas de usinagem, acesse aqui.