Empresas de Usinagem: Governo Federal reduz IPI
12/04/2022Empresas de Usinagem são fortalecidas com redução da alíquota do IPI mantendo aquecida a produção industrial.
O governo federal reduziu em 25% a alíquota do IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados com decreto publicado no dia 25 de fevereiro, no Diário Oficial da União, o que de antemão é uma excelente notícia para as empresas de usinagem.
“Vamos reindustrializar o País”, afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes, no evento CEO Conference. De acordo com o ministro, o objetivo é estimular a atividade econômica, diminuindo custos que o setor produtivo acaba por repassar ao consumidor final, essa redução do IPI impulsiona as indústrias de todos os setores, como a Iveco que inicia novos investimentos no Brasil e fortalece as empresas de usinagem.
“Veja que a agricultura está voando porque ela não tem o imposto sobre produto agrícola, o IPA. Agora, a indústria brasileira está sofrendo, nas últimas três, quatro décadas, com impostos altos, juros altos e encargos trabalhistas excessivos. Vamos fazer um primeiro movimento agora, reduzindo 25% do IPI”, essa redução, estimula as empresas à investirem em novos projetos, aumentando a produção em setores como de usinagem de peças.
Redução do IPI mantêm aquecida a produção das Empresas de Usinagem
Para a CNI, Confederação Nacional da Indústria, a redução de tributos é positiva para a economia. Segundo Robson de Andrade, presidente da entidade, além de reduzir a carga tributária para o setor, a medida diminui os preços dos produtos industriais, com benefícios para os consumidores e no controle da inflação, o que desde já, impacta no fortalecimento da indústria brasileira e nas empresas de usinagem.
José Velloso, presidente da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, observou que a redução do IPI vai na direção certa ao reduzir o imposto. Porém, em sua avaliação, o corte é pequeno para que se possa dizer que vai levar a um processo de reindustrialização, à princípio essa redução, fortalece a indústria e mantêm o setor de serviços de usinagem aquecido.
Marco Polo de Mello Lopes, presidente do Instituto Aço Brasil e porta-voz da Coalizão Indústria, disse que a indústria esperava uma redução maior. “Nossa expectativa era a de um corte maior, mas entendemos as limitações que o governo enfrenta e entendemos que é o início do processo que tem como objetivo a extinção do IPI”, como resultado, gera um cenário favorável para investimentos no setor de infraestrutura com aumento da produção de peças usinadas.
A Vertex Usinagem acompanha as melhorias na indústria nacional como a redução do IPI, sendo uma empresa de usinagem que fornece serviços de usinagem e peças usinadas com qualidade e custo-benefício. Para isso, contamos com centros de usinagem e tornos CNC de altíssima precisão. Para saber mais sobre nossos serviços de usinagem, entre em contato conosco.
Fonte: Usinagem Brasil
Imagem: Vertex Usinagem
Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre empresas de usinagem e usinagem de peças!
Para mais notícias sobre usinagem de peças e empresas de usinagem, acesse aqui.