11 2721-3977

linkedin vertexindustria

facebook linkedin

NOTÍCIAS

Empresas de Usinagem: Instalação de aerogerador nacional

20/07/2021

Empresas de Usinagem: Instalação de aerogerador nacional

Empresas de Usinagem podem expandir seus serviços de usinagem com novos projetos como o aerogerador que produz energia eólica.

A WEG e a Engie Brasil Energia anunciaram que estão concluindo a fase mais importante do projeto de pesquisa e desenvolvimento de um “Aerogerador Nacional”, que é a montagem do equipamento, projeto que estimula as empresas de usinagem.

O aerogerador está instalado no parque de pesquisa e desenvolvimento da Engie no município de Tubarão (SC) e foi projetado e construído pela WEG. O projeto visa desenvolver tecnologia nacional em energia eólica, por meio do fortalecimento da cadeia brasileira de fornecedores de componentes que contam com empresas de usinagem que fabricam conjuntos usinados e prestadores de serviços para a fabricação e instalação dos aerogeradores.

Desafios de logística sendo superados para geração de energia elétrica!

De acordo com a WEG, um dos desafios do projeto foi a logística. O gerador, o hub e a nacele, que somados pesam 201,3 toneladas, percorreram 300 km em viagem rodoviária. Já as pás, que medem 72 metros e pesam 22,5 toneladas cada, foram transportadas de navio do Porto de Pecém, no Ceará, até o Porto de Imbituba, em Santa Catarina, esse projeto movimenta as empresas de usinagem junto ao setor de máquinas e equipamentos que tem forte alta.

A energia elétrica gerada pelo aerogerador será futuramente fornecida ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que faz a conexão entre as unidades de geração e os consumidores de energia elétrica, seu desenvolvimento contou com diferentes profissionais de engenharia, peças usinadas e conjuntos usinados produzidos pelas empresas de usinagem.

“O investimento da ENGIE neste projeto é superior a R$ 80 milhões e busca incentivar o mercado nacional para a energia eólica. O desenvolvimento de tecnologia brasileira pode trazer benefícios sócio econômicos para diversas regiões, aumentando a competitividade do país para o fornecimento destes equipamentos no exterior e pode vir a reduzir o custo da energia gerada, trazendo benefícios diretos para o consumidor”, relata o diretor de Novos Negócios, Estratégia e Inovação da Engie Brasil Energia, Guilherme Ferrari e igualmente beneficiando às empresas de usinagem em São Paulo que fabricam conjuntos usinados e peças usinadas para esse novo projeto.

A Vertex Usinagem assim como as empresas Weg e Engie Brasil, procura expandir seu mercado de atuação com  novos projetos oferecendo serviços de usinagem com seus centros de usinagem e tornos CNC de altíssima precisão para atender a demanda da usinagem industrial.

Fonte: Usinagem Brasil

Imagem: Vertex

Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre usinagem de peças!

Para mais notícias sobre serviços de usinagem e empresas de usinagemacesse aqui.

Tags:
Voltar

SOLICITE ORÇAMENTO









A Vertex Usinagem está comprometida em proteger o direito de privacidade de dados de todos que nos fornecem informações pessoais. Coletamos e mantemos seus dados para a execução de nossos serviços e para fornecer conteúdo relevante para seu negócio, conforme estabelecido em nossa Política de Privacidade.