Empresas de Usinagem: Produção de hidrogênio
11/11/2022Empresas de Usinagem tem novas oportunidades para manter seu crescimento constante junto aos projetos de produção de hidrogênio.
De acordo com estudo do Hydrogen Council, desenvolvido em colaboração com a consultoria McKinsey, existem atualmente 680 projetos de produção de hidrogênio verde em grande escala ao redor do mundo. O volume de investimentos nesses projetos é de US$ 240 bilhões, como resultado, esses projetos trazem novas oportunidades para as empresas de usinagem.
Esse interesse e esse volume de investimentos se justificam porque o hidrogênio verde se tornou nos últimos anos a principal rota para se atingir o objetivo da descarbonização, da transição energética dos combustíveis fósseis para uma energia limpa, com efeito, trazendo para a indústria novos projetos que necessitam da expertise de alguns setores como de usinagem de precisão.
E como a indústria brasileira poderia participar desse processo?
Em primeiro lugar, desenvolvendo tecnologias e equipamentos, como eletrolisadores, que do mesmo modo necessitam de peças usinadas ou inovando nos processos de produção, transporte e armazenamento do H2.
Embora já existam equipamentos, inclusive o desenvolvido pela Hytron, de Campinas e o recentemente apresentado pela Thyssenkrupp e que será instalado na primeira planta brasileira, da Unigel, esse ainda é considerado um campo aberto a novos desenvolvimentos, ao mesmo tempo o setor de energia solar cresce e abre oportunidades para o setor de serviços de usinagem.
Existe uma corrida para o desenvolvimento de catalisadores, que ao mesmo tempo necessitam de peças usinadas, capazes de reduzir o consumo de eletricidade no processo de separação do hidrogênio. O hidrogênio é um dos elementos mais abundantes na Terra, mas só aparece combinado com outros.
Alberto Machado Neto, diretor de Petróleo, Gás, Bioenergia e Petroquímica da Abimaq, informa que, para ser produzido, o hidrogênio consome mais energia do que a resultante no processo. “Assim, só tem sentido produzi-lo com o uso de uma fonte de energia barata, como eólica e solar, abundantes no Brasil”, explica, ao passo que essa produção traz novos projetos para as empresas de usinagem.
Para atender à demanda trazida pela produção de H2 no País, estima-se que serão necessários investimentos da ordem de US$ 200 bilhões, o que certamente manterá aquecido o setor de usinagem de peças.
Machado lembra ainda que qualquer investimento com o objetivo de produção de energia, deve reservar cerca de 30% para a aquisição de máquinas e equipamentos. “Então, já existe um esforço para que essas máquinas e equipamentos sejam produzidos aqui, gerando tecnologia e postos de trabalho aqui”, o que da mesma forma, aumentará a produção industrial e consequentemente a demanda para o setor de Usinagem CNC.
A Vertex Usinagem acompanha novos projetos e oportunidades da indústria. Fornecemos serviços de usinagem e mecanismos usinados de acordo com a necessidade dos clientes. Tudo isso graças aos centros de usinagem e tornos CNC de altíssima precisão. Para saber mais sobre nossos serviços de usinagem, entre em contato conosco.
Fonte: Usinagem Brasil
Imagem: Vertex Usinagem
Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre usinagem de precisão!
Para mais notícias sobre usinagem de precisão e empresas de usinagem, acesse aqui.