Peças Usinadas: Cummins eleva a nacionalização
18/01/2022Peças Usinadas tem boa perspectiva com a nacionalização de componentes pela Cummins que passa por transformações em sua fábrica.
A fábrica da Cummins em Guarulhos (SP) está passando por uma grande transformação, parte impulsionado pelo início da produção dos motores Euro VI, que começa a vigorar em 2023. A futura produção desses propulsores contará com mais componentes nacionais. Além disso, a unidade ganhará 14 robôs colaborativos nas linhas de usinagem e montagem, que necessita de peças usinadas.
A empresa, que está completando 50 anos de Brasil, informa que a transformação em curso na fábrica de Guarulhos certamente será um dos mais importantes marcos da sua história no País. “É um divisor de águas”, resume Celso Ricardo de Oliveira, diretor de operações, ao falar não só dos ganhos de produtividade, qualidade e segurança com as mudanças na área de manufatura, como também do trabalho de localização de componentes, reforçando dessa forma, o bom momento da Cummins que fechou o ano passado com alta na produção e estimula a produção de peças usinadas.
Ações de transformação da Cummins geram boas perspectivas nas empresas de usinagem
“Nosso projeto Plant Transformation envolve mudanças significativas no contexto da Indústria 4.0, com evoluções na parte dos softwares, em ergonomia, abastecimento de linha e logística, que do mesmo modo, conta com o setor privado que investe em ferrovias, abrangendo todos os processos desde o desenvolvimento do produto até a sua produção final”, explica o executivo. Nesse sentido as empresas de usinagem em São Paulo estão atentas as oportunidades de mercado.
“Ao investirmos na nacionalização, fizemos um trabalho junto aos clientes para mostrar que ter duas fontes de fornecimento, reduz eventuais riscos no processo produtivo. Havia resistência nesse sentido, mas agora conseguimos validar componentes de origens diferentes, garantindo maior agilidade nas operações” afirma Oliveira, ao passo que, esses investimentos da Cummins, geram boa perspectiva no mercado nacional e no setor de usinagem de precisão para fornecimento de peças usinadas.
“Com esse trabalho e os investimentos em manufatura, há expectativa em se ter ganhos de lucratividade”, citando, entre outras ações nessa área, o aumento do número de leitores elétricos que fazem a rastreabilidade das peças, mostrando a origem de cada uma, esse processo de rastreabilidade, ao mesmo tempo, favorece as empresas de usinagem que fornecem peças usinadas.
Os investimentos em manufatura também envolveram a aquisição de novos scanners e uma melhora significativa na parte de limpeza, além de muito treinamento no chão de fábrica, ao passo que esse conjunto de ações fortalecem a indústria e abre caminho para o setor de usinagem de peças.
A Vertex Usinagem desenvolve peças usinadas para os segmentos de Automação, Hospitalar, Agrícola, Aeroespacial, Telecom, Engrenagens e Redutores e possui capacidade para atender as empresas que necessitem de serviços de usinagem e usinagem de peças com qualidade e custo-benefício devido seus centros de usinagem e tornos CNC de altíssima precisão.
Fonte: Usinagem Brasil
Imagem: Vertex Usinagem
Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre empresas de usinagem e peças usinadas!
Para mais notícias sobre usinagem de peças e empresas de usinagem, acesse aqui.