11 2721-3977

linkedin vertexindustria

facebook linkedin

NOTÍCIAS

Peças usinadas: foco na revolução ferroviária

21/09/2020

Peças usinadas: foco na revolução ferroviária

Peças usinadas poderão ter mais procura com o renascimento do setor ferroviário no Brasil, que deve voltar a ganhar investimentos importantes.

Isso é o que avalia o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Segundo ele, o país está diante de uma revolução ferroviária. A expectativa é que, até o fim do governo atual, o modal ferroviário dobre sua participação na matriz do transporte brasileiro, passando dos cerca de 20% para algo entre 35 e 40%. Tudo isso vai impactar positivamente o ramo de peças usinadas e a produção das empresas de usinagem.

pecas-usinadas-foco-na-revolucao-ferroviariaNa opinião do ministro, a renovação antecipada das concessões da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) e da Estrada de Ferro Carajás (EFC), ambas administradas pela Vale, contribuem para o segmento ferroviário e, consequentemente, para o aumento da demanda de serviços de usinagem.

A renovação das concessões da Vale foi feita com base em um modelo de investimento cruzado, no qual trechos de ferrovias serão construídos pela iniciativa privada, sem custos para o governo. Com este novo modelo, a empresa que tem a concessão renovada poderá construir ferrovias para o governo em vez de pagar a outorga. Quando a ferrovia estiver pronta, o trecho construído será licitado, gerando nova outorga. Tudo isso estimula o ramo de usinagem de peças, com a possibilidade do crescimento da procura por peças usinadas e conjuntos usinados.

“É a consolidação de uma solução inovadora de fazer ferrovia no Brasil sem a utilização de recursos públicos. O investimento cruzado, utilizando outorgas de concessões ferroviárias, é uma das principais estratégias do Governo Federal para dobrar a participação desse modo na matriz de transportes nacional. Estamos mostrando que a restrição orçamentária não será um impeditivo para desenvolvermos a infraestrutura do país”, disse Freitas, reforçando o panorama otimista para as empresas de usinagem.

Para Freitas, a previsão é construir mais 4 mil quilômetros de ferrovias pelo país, chegando a 32 mil quilômetros finalizados. Entre as obras citadas pelo ministro está o trecho da Ferrovia Norte-Sul, que vai ligar o Porto de Itaqui (MA) ao Porto de Santos (SP) e que terá R$ 2,8 bilhões de investimento. Ótima notícia para empresas que oferecem peças usinadas e conjuntos usinados ao setor industrial!

“E vamos ter ainda a primeira experiência de transporte de passageiros de trens de passageiros de média velocidade, de 160 a 180 km/h, com a transposição da linha da MRS e a eliminação do conflito do trem de carga com trem de passageiro. Então, vamos ter duas linhas liberadas para o trem de passageiros, o que irá viabilizar o trem Intercidades, que vai interligar as cidades de Americana, Campinas e São Paulo”, afirmou o ministro sobre as novidades que prometem aquecer a demanda por serviços de usinagem.

Vertex Usinagem é uma empresa de usinagem em São Paulo com clientes em todo o Brasil e sinônimo de confiança em peças usinadas e/ou conjuntos usinados. Graças aos seus centros de usinagem e tornos CNC, ela oferece serviços de usinagem com ótimo custo-benefício e qualidade comprovada.

Fonte: Usinagem Brasil

Imagens: Usinagem Brasil e CNTTL

Imagen

Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre o setor de usinagem de peças!

Para mais notícias sobre usinagem de precisãoserviços de usinagem e empresas de usinagemacesse aqui.

Tags:
Voltar

SOLICITE ORÇAMENTO