Serviços de Usinagem: Máquinas e equipamentos continuam em alta
21/01/2022Serviços de Usinagem são beneficiados pelo setor de máquinas e equipamentos que projeta continuar em alta em 2022.
O setor de máquinas e equipamentos projeta crescimento em torno de 4% no próximo ano. Esta elevação se dará sobre o bom desempenho de 2021, que a Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos noticiou no final do ano,
nesse sentido a procura por serviços de usinagem ganha força junto ao setor de máquinas e equipamentos que mantêm alta.
A entidade trabalha com expectativa de aumento do PIB de 1% em 2022, embora reconheça que existam avaliações divergentes sobre o crescimento da economia brasileira. “Não vemos um quadro tão negativo assim e, dentro dessa perspectiva, projetamos um crescimento ao redor de 3,6%”, afirmou Cristina Zanella, diretora-executiva de Economia e Estatística da entidade, cenário que ao mesmo tempo, mantêm aquecido o setor de usinagem de peças.
Setor de máquinas e equipamentos mantêm alta e beneficia o fornecimento de serviços de usinagem
Cristina lembra que a indústria de máquinas e equipamentos registrou em 2021 um crescimento acima da expectativa do setor, mais do que o dobro do previsto no início do ano. Conseguimos recuperar parte das perdas dos últimos anos. O setor inclusive conseguiu recuperar grande parte das perdas em postos de trabalho: no ano de 2021 o setor contratou 42 mil profissionais, que da mesma forma, conta com os investimentos da Volks que investe na América Latina e gera demanda para as empresas de usinagem.
De acordo com Cristina, a recuperação relativamente rápida do setor após o início da pandemia se deve em grande parte aos setores ligados às commodities, que cresceram muito rápido e demandaram investimentos. As vendas de máquinas agrícolas junto com máquinas rodoviárias e de construção, tiveram papel importante no impulsionamento dos negócios de outros segmentos industriais ligados à entidade, como componentes, motores, válvulas, hidráulica e pneumática, máquinas-ferramenta e equipamentos para a área de qualidade que geram ótima produção para as empresas de usinagem no fornecimento de peças usinadas.
Ainda segundo Cristina, o setor também foi beneficiado pela valorização do dólar, que encareceu os bens importados, abrindo espaço para os fabricantes locais no mercado nacional, ao mesmo tempo em que aumentou a competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo, e do mesmo modo, fortaleceu o setor de usinagem de peças.
Outro fator que contribuiu para os negócios foi a área de infraestrutura, em especial com as concessões, e outros projetos, como os da área da indústria de papel e celulose. “São fatores que devem ter continuidade em 2022 e que vão demandar máquinas e equipamentos. Além disso, nossa carteira de pedidos está 25% acima da que tínhamos em 2021 no mesmo período”, diz, frisando que isto oferece a perspectiva de continuar crescendo em 2022, assim como, gera um bom cenário para fornecimento de serviços de usinagem pelas empresas de usinagem.
A Vertex Usinagem destaca os bons resultados do setor de máquinas e equipamentos e investe em tecnologia para atender a demanda do setor, sendo uma empresa de usinagem que fornece serviços de usinagem e peças usinadas com qualidade e custo-benefício. Para isso, contamos com centros de usinagem e tornos CNC de altíssima precisão. Para saber mais sobre nossos serviços de usinagem, entre em contato conosco.
Fonte: Usinagem Brasil
Imagem: Vertex Usinagem
Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre serviços de usinagem e peças usinadas!
Para mais notícias sobre peças usinadas e empresas de usinagem, acesse aqui.