Serviços de Usinagem: Setor de máquinas e equipamentos em alta
04/05/2021Serviços de Usinagem continuam fortalecidos com o ritmo de crescimento do setor de máquinas e equipamentos com os dados divulgados pela Abimaq.
O setor de máquinas e equipamentos se mantém em ritmo de crescimento. O movimento de recuperação iniciado no segundo semestre de 2020 se manteve no início de 2021. De acordo com os dados divulgados pela Abimaq o faturamento cresceu 27,4% na comparação com o mesmo período do ano passado aumentando os serviços de usinagem.
A receita líquida total cresceu 9,3% nos últimos doze meses, enquanto o faturamento no mercado doméstico cresceu 17,5% neste período. “O setor se mantém em recuperação desde abril do ano passado”, diz José Velloso, presidente-executivo da Abimaq como resultado mantendo a produção em alta nas empresas de usinagem que fornecem peças usinadas.
Máquinas e equipamentos de diversos setores impulsionam a produção!
De acordo com o executivo, vários segmentos vêm contribuindo para este crescimento. “O agro continua com bom fôlego; setores da infraestrutura, como a construção de rodovias, estão indo bem. E a estes se somam geração de energia, saneamento, papel e celulose, mineração” portanto mantêm as empresas de Usinagem em São Paulo aquecidas.
“Máquinas-ferramenta está indo muito bem, assim como automação, transmissão mecânica, bombas e motobombas”, de acordo com Velloso, certamente abrindo expansão para o setor de usinagem de precisão com mecanismos usinados. Outro setor otimista são os associados da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico (CSMAIP), impulsionados em grande parte pela indústria de embalagens.
Indústria mostra confiança e investe na contratação de pessoas!
Estes números têm-se refletido no quadro de pessoal das fabricantes de máquinas e equipamentos. Em fevereiro quando foi registrado o oitavo mês de crescimento consecutivo no número de empregados, o total de pessoas empregadas diretamente no setor chegou a 337.725, com 32.326 postos de trabalho acima do mesmo mês do ano passado, aumentando a demanda de usinagem de peças nos centros de usinagem cnc.
Em fevereiro, as exportações apresentaram alta de 9,8% sobre o mês anterior e queda de 20,3% se comparada ao mesmo mês de 2020.O consumo aparente de máquinas e equipamentos (produção + importações – exportações) somou R$ 214,07 milhões nos últimos 12 meses, com alta de 7,5% no período fato que mantem um cenário positivo para o setor de usinagem.
A Vertex Usinagem confia na recuperação constante da indústria produzindo peças usinadas e tendo em seus centros de usinagem e tornos CNC o fornecimento com qualidade e precisão.
Fonte: O mundo da Usinagem
Imagem: Vertex