11 2721-3977

linkedin vertexindustria

facebook linkedin

NOTÍCIAS

Serviços de Usinagem: Setor de máquinas supera previsões

05/11/2021

Serviços de Usinagem: Setor de máquinas supera previsões

Serviços de Usinagem tem crescimento junto ao setor de máquinas que supera previsões e fortalece a economia.

O faturamento do setor de máquinas e equipamentos no Brasil vem superando mês-a-mês as previsões da própria indústria. No início do ano, a Abimaq previa alta de 6,9%, na comparação com o ano anterior. Posteriormente, em duas ocasiões, a projeção foi elevada; primeiro, para 13,5%, em abril; para 18%, em julho; e agora tudo parece apontar para um crescimento superior a 20%, nesse sentido a procura por serviços de usinagem tem crescimento e demonstra que o setor de máquinas e equipamentos é o mais otimista

Se desde julho do ano passado eram as vendas internas que impulsionavam os negócios do setor, desta vez foi o mercado externo com o incremento das exportações que ganhou destaque. Os embarques cresceram para todos os principais destinos no acumulado do ano: 51,8% para a América Latina (46,9% para o Mercosul); 4,1% para os Estados Unidos; 16,6% para a Europa. No total, de janeiro a agosto as exportações cresceram 28,9% em relação ao mesmo período do ano passado, ao passo que o setor de usinagem de precisão segue em alta para fornecimento de peças usinadas.

Setor de máquinas registra alta nas projeções e fortalece a indústria nacional

Todos os segmentos, com exceção de máquinas para petróleo e energia renovável, registraram alta. Os melhores desempenhos foram registrados nos segmentos de Máquinas para infraestrutura e indústria de base (+39,4%) e Máquinas para logística e construção civil (+33,5%), este último também apresentou o melhor desempenho do ano (alta de 52,8%), puxado pelo setor de máquinas rodoviárias e de movimentação e armazenamento de materiais, dessa forma o setor de usinagem de peças se mantêm aquecido e com ótimas perspectivas para 2022.

Cabe aqui também destacar o forte aumento, de 572%, nas vendas para o mercado chinês. Segundo a Abimaq, neste ano a China tem importado diversos tipos de bens de capital do Brasil, com maior concentração nos segmentos de geradores de energia e equipamentos para ar comprimido e gases, do mesmo modo gera alta de produção nas empresas de usinagem para fornecimento de conjuntos usinados.

Na apresentação do balanço, a Abimaq destacou que todas as variáveis, em agosto, vieram positivas, exceto as importações, que apresentaram leve queda de 0,3% no mês (porém, em relação a agosto de 2020 a alta é de 44,7%). O número de empregados cresceu pelo 14º mês consecutivo, 57 mil postos de trabalho foram criados nos últimos 12 meses, o Nuci – Nível de Utilização da Capacidade Instalada cresceu 0,4% no mês, atingindo 83,6%; a carteira de pedidos também registrou alta, passando para 11,9 semanas, ou seja, 18,5% acima do índice verificado um ano atrás. O consumo aparente, em agosto, registrou elevação de 8,9% e, no ano, 21,4%, acima de tudo as empresas de usinagem seguem confiante com os resultados de crescimento das indústrias.

A Vertex Usinagem acompanha os bons resultados do setor de máquinas para fornecer peças usinadas atendendo as necessidades do mercado nacional com qualidade e custo-benefício devido seus centros de usinagem e tornos CNC de altíssima precisão.

Fonte: Usinagem Brasil

Imagem: Vertex Usinagem

Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre peças usinadas e serviços de usinagem!

Para mais notícias sobre serviços de usinagem e usinagem de precisãoacesse aqui.

Tags:
Voltar

SOLICITE ORÇAMENTO










    A Vertex Usinagem está comprometida em proteger o direito de privacidade de dados de todos que nos fornecem informações pessoais. Coletamos e mantemos seus dados para a execução de nossos serviços e para fornecer conteúdo relevante para seu negócio, conforme estabelecido em nossa Política de Privacidade.