11 2721-3977

linkedin vertexindustria

facebook linkedin

NOTÍCIAS

Usinagem de peças: caminhões elétricos no RJ!

15/12/2020

Usinagem de peças: caminhões elétricos no RJ!

Usinagem de peças vive um momento de boas perspectivas e muitas novidades para 2021.

Prova disso é que, após dois anos de testes de engenharia e 30 mil km rodados em condições reais de operação na cidade de São Paulo, o protótipo do e-Delivery, primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina, foi aprovado pela Ambev e pela Volkswagen Caminhões e Ônibus. Essa notícia gerou bastante otimismo para as empresas de usinagem e para o ramo de usinagem de peças como um todo.

usinagem-de-pecas-caminhoes-eletricos-no-rjA partir do segundo semestre de 2021, os veículos elétricos estarão nas ruas de São Paulo e Rio de Janeiro, distribuindo os produtos da fabricante de bebidas. Com a assinatura do acordo, o e-Delivery começará a ser produzido em grande escala no Centro de Desenvolvimento e Produção da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ), gerando mais procura por peças usinadas, conjuntos usinados e outros serviços de usinagem.

Os primeiros protótipos foram fabricados numa planta-piloto. A planta específica para a produção dos elétricos, que terá bastante relevância para as empresas de usinagem, está em fase de conclusão e entrará em operação no início de 2021.

Sustentabilidade e estímulo para os serviços de usinagem

A VWCO é a primeira empresa a desenvolver e produzir um caminhão elétrico no Brasil. De acordo com a empresa , o e-Delivery será recarregado com 100% de energia vinda de fontes limpas, como eólica, solar e 43% que provém do próprio sistema regenerativo de freios do veículo. O plano é que os caminhões, cuja produção utiliza peças usinadas e conjuntos usinados, sejam recarregados em uma das 48 usinas solares que a Ambev está implementando nos seus Centros de Distribuição (CDDs) espalhados pelo Brasil.

“A parceria é um marco histórico para ambas as empresas: além de ser um dos maiores acordos do mundo, a inovação está sendo desenvolvida aqui no Brasil. E estamos abertos a compartilhar a tecnologia e os aprendizados que tivemos”, comenta Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev, destacando o panorama de otimismo para o setor de usinagem em São Paulo.

Além de ser o primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina com zero emissão de CO2, o e-Delivery conta com soluções de última geração para a logística verde, como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e para recuperar a energia da frenagem. O setor de usinagem de precisão está bastante empolgado com essa novidade, que trará crescimento para as empresas de usinagem!

Custo-benefício para a fabricação dos caminhões

A Vertex Usinagem oferece serviços de usinagem com qualidade e custo-benefício para a indústria, por isso, já se prepara para atender novos pedidos. A empresa conta com centros de usinagem e tornos CNC de altíssima precisão, garantindo máxima excelência em peças usinadas e/ou conjuntos usinados.

Fonte: Usinagem Brasil 

Imagens: Usinagem Brasil, Época Negócios e Tribuna do Norte

Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre usinagem de precisão!

Para mais notícias sobre serviços de usinagem e empresas de usinagem, acesse aqui.

Tags:
Voltar

SOLICITE ORÇAMENTO