11 2721-3977

linkedin vertexindustria

facebook linkedin

NOTÍCIAS

Usinagem de peças: dólar alto e a nacionalização

07/07/2020

Usinagem de peças: dólar alto e a nacionalização

Usinagem de peças no Brasil pode se beneficiar com o aumento no dólar, que já subiu quase 50% desde o início do atual governo e acaba estimulando a nacionalização dos produtos.

Isso porque a alta na moeda americana traz impactos para o ramo de usinagem de peças e também para a indústria brasileira, que muitas vezes dependem de componentes importados para sua produção. Para termos ideia, um automóvel produzido no Brasil contém 30% de itens estrangeiros em sua estrutura, além de diferentes tipos de peças usinadas e/ou conjuntos usinados.

usinagem-de-pecas-dolar-alto-e-a-nacionalizacaoTudo isso interfere nos custos e exige que as indústrias passem a avaliar a nacionalização de peças usinadas e demais componentes, o que traz boas expectativas para as empresas de usinagem do Brasil. Foi o que fez a CNH Industrial, fabricante das máquinas agrícolas e de construção das marcas New Holland e Case.

“A nacionalização de peças usinadas ou conjuntos usinados é necessária, pois o câmbio coloca pressão nas nossas operações e certamente reveremos parte da nossa cadeia global de fornecimento após a pandemia. Temos que nos reinventar, porque no cenário atual, com alta de 30% no preço do dólar, não é fácil fechar as contas. Enfim, precisamos ser mais competitivos”, disse Thiago Wrubleski, diretor de Planejamento Comercial da CNH Industrial, reforçando o novo momento para a usinagem em São Paulo e para a procura por serviços de usinagem.

A nacionalização de peças usinadas e demais componentes também entrou na pauta das empresas do setor automotivo, que são muito relevantes para o ramo de usinagem de peças. O presidente da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, falou sobre o tema como questão estratégica em um evento online. “Temos pessoas capacitadas para fazer muitas coisas que hoje importamos”, destacou.

Segundo José Velloso, presidente executivo da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), esse movimento de nacionalização, que será muito benéfico para as empresas de usinagem nacionais, já está no radar do Governo Federal. “Na Casa Civil e no Ministério da Defesa já veem a necessidade de diminuir a dependência de bens industrializados do exterior, uma mudança muita rápida. A conversa agora é sobre substituir importações por bens nacionais, escolhendo setores estratégicos”, disse ao jornal O Globo.

A Vertex Usinagem, empresa de usinagem em São Paulo, está preparada para este novo cenário de nacionalização, com peças usinadas e conjuntos usinados de alta qualidade. A empresa possui centros de usinagem e tornos CNC de altíssima precisão para garantir qualidade e custo-benefício em serviços de usinagem.

Fonte: Usinagem Brasil

Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre o setor de usinagem de peças!

Para mais notícias sobre usinagem de precisão e empresas de usinagemacesse aqui.

Tags:
Voltar

SOLICITE ORÇAMENTO