Usinagem de Peças: GM anuncia terceiro turno
04/11/2022Usinagem de peças tem previsão de crescimento no setor com ações de empresas como a GM que anuncia terceiro turno e expande a produção.
A General Motors anunciou que a partir de novembro a fábrica de Joinville (SC) voltará a operar em três turnos, de modo a atender o aumento previsto da capacidade produtiva da unidade em mais de 30%, dessa forma, contribuindo para o crescimento de setores da indústria inclusive de usinagem de peças.
Com o aumento da capacidade, a produção da fábrica catarinense passará de 312 mil peças e componentes por ano para 410 mil anuais, o que certamente aumentará a demanda de peças usinadas.
Usinagem de Peças tem boas perspectivas para o setor
Está prevista a contratação de aproximadamente 130 pessoas para reforçar o contingente de trabalhadores, o que elevará para 762 o número de funcionários na planta, sobretudo esse aumento de trabalhadores expande a produção e abre mercado para novos fornecedores no setor de usinagem de precisão.
“Com o aumento de capacidade de produção, vamos não só exportar motores como atender ao lançamento da Nova Montana em 2023” afirma Santiago Chamorro, presidente da GM na América do Sul, ao mesmo tempo, outra empresa a Klabin investirá em fábrica para aumento da produção, estimulando o crescimento do setor de usinagem de peças.
Considerada uma das fábricas mais modernas e sustentáveis do setor automotivo do mundo, a unidade catarinense se mantém dedicada à fabricação de motores, cabeçotes e blocos, que igualmente necessitam do fornecimento de peças usinadas.
Em 2017, passou por uma expansão importante, que incluiu a quadruplicação de sua área e, sobretudo, a adoção de processos pioneiros de conservação ambiental e eficiência energética, desse modo sendo uma empresa que estimula outras empresas também do setor de usinagem a seguir seu exemplo.
Como as outras plantas da GM no Brasil e na América do Sul, a unidade de Joinville é Zero Aterro desde 2018, ou seja, nenhum resíduo produzido é enviado para aterro sanitário. Tudo é reciclado, reaproveitado ou coprocessado, certamente sendo um exemplo a ser seguido pelas empresas de usinagem.
A Vertex Usinagem acompanha os investimentos nas fábricas que estimulam a produção industrial, sendo uma empresa de serviços de usinagem com qualidade e custo-benefíco em seus centros de usinagem e tornos CNC de altíssima precisão.
Fonte: Usinagem Brasil
Imagem: Vertex Usinagem