Usinagem de Precisão: Aço com forte crescimento
18/02/2022Usinagem de Precisão tem aumento de produção, sendo reflexo dos bons resultados do consumo de aço no Brasil.
Em 2021, o consumo aparente de aço no Brasil registrou crescimento de 24,3%, totalizando 26,7 milhões de toneladas. O aumento está relacionado à retomada do mercado interno após a crise causada pela pandemia. Os dados foram divulgados pelo Instituto Aço Brasil, em coletiva de imprensa na qual a entidade divulgou também suas projeções para 2022, essa marca expressiva do aço, do mesmo modo, refletiu no aumento de produção do setor de usinagem de precisão para fornecer peças usinadas e conjuntos usinados.
“O setor recuperou, em 2021, a década perdida que vinha desde 2013. No entanto, apesar de as empresas siderúrgicas estarem produzindo para atender 100% a demanda dos seus segmentos, o grau de utilização da capacidade instalada do setor ainda é muito baixa, em torno de 70%”, detalhou Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Instituto Aço Brasil, ainda assim, o setor de usinagem de precisão, mantêm alta na produção de peças usinadas.
Setor de aço tem expectativa de manter crescimento e fortalecer o setor de usinagem de precisão
Segundo o Aço Brasil, aumentar a produção de aço para atender a retomada das exportações seria uma saída para minimizar a ociosidade, otimizando a utilização da capacidade instalada para mais de 80%. “Entretanto, para viabilizar as exportações, é necessário recompor a competitividade dos setores exportadores, por meio do retorno do mecanismo do Reintegra, que ressarce parte dos resíduos tributários embutidos nas exportações”, disse o presidente executivo, o que do mesmo modo, fortalece o aumento da produção nas empresas de usinagem.
Já as importações de laminados cresceram 113,2%. “Não houve necessidade de diminuir impostos do setor já que os pedidos entraram, basicamente por Santa Catarina, que concede isenção de ICMS”, afirmou Marco Polo Lopes. Assim, o consumo aparente deve registrar crescimento de 24,3%. De acordo com Lopes, este é um “indicador antecedente muito importante”, desse modo, confiando no crescimento da indústria, a Novelis inaugura expansão de sua fábrica fortalecendo o setor de usinagem de precisão.
Com relação a 2022, o Instituto acredita que a produção brasileira de aço bruto terá crescimento de 2,2%, chegando a 36,8 milhões de toneladas. As vendas internas devem aumentar 2,5% na comparação com este ano, alcançando 23,3 milhões de toneladas, enquanto o consumo aparente deve crescer 1,5%, atingindo 27 milhões de toneladas, como resultado, esse crescimento aumentará a demanda do setor de usinagem de peças.
De acordo com Marcos Faraco, presidente do Conselho Diretor do Aço Brasil, as prioridades para 2022 formam um tripé: melhoria da competitividade (reforma tributária, redução do Custo Brasil, Reintegra), mercado internacional (seção 232 e redução de excesso de capacidade) e mudanças climáticas (linhas de financiamento, desenvolvimento de tecnologias disruptivas, oferta de gás natural com tarifas competitivas, mercado regulado de carbono e ampliação da oferta de sucata), sendo ações que da mesma forma, elevam a produção industrial mantendo o crescimento de setores como de usinagem de precisão das empresas de usinagem.
A Vertex Usinagem reforça a importância para a indústria nacional do crescimento da produção de aço e fornece serviços de usinagem e peças usinadas com qualidade e custo-benefício. Para isso, contamos com centros de usinagem e tornos CNC de altíssima precisão. Para saber mais sobre nossos serviços de usinagem, entre em contato conosco.
Fonte: Usinagem Brasil
Imagem: Vertex Usinagem
Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre usinagem de precisão e peças usinadas!
Para mais notícias sobre peças usinadas e usinagem de precisão, acesse aqui.