11 2721-3977

linkedin vertexindustria

facebook linkedin

NOTÍCIAS

Usinagem de precisão: incentivo do governo beneficia setor

04/06/2019

Usinagem de precisão tem impacto positivo com novo incentivo do governo no setor automotivo.

Como vocês podem ver aqui, já faz um tempo que o setor de Usinagem em São Paulo está em crescimento. E desta vez não vai ser diferente: após as negociações com as montadoras GM e Ford, visando manter as operações destas empresas no Estado, o Governo de São Paulo decidiu criar um pacote de incentivos para os fabricantes de veículos. Batizado de IncentivAuto – Gerando Emprego e Renda, o programa concederá descontos no ICMS para as empresas do setor automotivo que investirem no Estado, que por sinal, favorecerá também empresas de usinagem de precisão.

O desconto poderá ser de até 25% do ICMS devido nos produtos fabricados a partir da conclusão dos investimentos realizados. Para tanto, as empresas interessadas deverão apresentar planos de investimento superiores a R$ 1 bilhão e que gerem no mínimo 400 empregos.

“Quanto antes a empresa fizer a implementação, mais rapidamente terá acesso ao benefício. Não é guerra fiscal, não queremos fazer concorrência desleal com outros estados, nem queremos tirar investimentos já consolidados em outros estados”, disse o governador João Doria. Poderão ser aceitos projetos de novas fábricas ou linhas de produção, novos produtos e expansão de plantas industriais, impactando diretamente a demanda de peças usinadas e conjuntos usinados, produzidos por empresas de usinagem de precisão.

“É uma escala gradativa, em que os incentivos vão aumentando conforme for aumentando os investimentos”, explicou Meirelles – ex-ministro da Fazenda que se notabilizou por ser contra a concessão de benefícios fiscais a montadoras quando o Rota 2030 estava em negociação. O secretário disse, contudo, que o programa não traz perda de receita, pois incentiva aportes que não existiriam sem o IncentivAuto. “Com novos investimentos, o efeito líquido é até haver um aumento no volume de arrecadação”, afirmou.

As empresas, inicialmente, deverão apresentar os projetos junto à Comissão de Avaliação da Política de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, constituída por integrantes da Secretaria da Fazenda e Planejamento e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Uma vez aprovados, os projetos serão acompanhados pela Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) através de relatório demonstrativo semestral do cumprimento do cronograma de execução do projeto de investimento.

“O olhar da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é exatamente para a gente poder trabalhar com a cadeia produtiva como um todo e lidar com a competitividade e produtividade do setor. Estamos colocando à disposição do setor três ferramentas principais de apoio: a Investe SP, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e a formação dos profissionais para essas indústrias 4.0, para essas fábricas do futuro”, comentou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, que também ressaltou o interesse da pasta quanto à desburocratização e o investimento em inovação e tecnologia para que os produtos fabricados em São Paulo sejam de fato os mais modernos e competitivos globalmente, o que é uma excelente notícia para as empresas de usinagem em São Paulo, que produzem peças usinadas e conjuntos usinados para toda a região.

Segundo Meirelles, o programa a princípio não tem prazo de vigência. Também não foi informado por quanto tempo a empresa poderá usufruir do desconto tributário de ICMS. Os detalhes do programa só serão conhecidos quando a lei de criação do IncentivAuto for efetivamente publicada no Diário Oficial do Estado.

Pensando nisso, a Vertex Usinagem, empresa de usinagem em São Paulo com quase 30 anos de mercado, tem investido cada vez mais em seus centros de usinagem e tornos CNC para produzir peças usinadas e conjuntos usinados com excelente custo-benefício e qualidade. Para saber mais sobre nossos serviços de usinagem, entre em contato conosco.

Clique aqui e curta nossa página no Facebook para ter acesso a muito mais novidades sobre o setor industrial e de usinagem de precisão!

Para mais notícias, clique

Tags:
Voltar

SOLICITE ORÇAMENTO