Usinagem de Precisão: Inovação para veículos elétricos
27/07/2021Usinagem de Precisão é um setor beneficiado com projeto de inovação entre WEG e a ZEN para produção de veículos elétricos.
A WEG e a ZEN, em parceira com a Rede Senai, Gerdau, CIP e eION, estão investindo em projeto de inovação voltado ao uso em veículos elétricos. Realizado no âmbito do programa Rota 2030 – Alavancagem de Alianças para o Setor Automotivo, a parceria tem como objetivo o desenvolvimento de um redutor automotivo para tração elétrica, tendo como resultado o aumento da demanda para o setor de usinagem de precisão.
Previsto para estar concluído até dezembro de 2022, o projeto visa desenvolver um equipamento que permita ao motor elétrico trabalhar com maior eficiência durante a operação do veículo. A expectativa com o EletroRedutor é que ele proporcione ganhos de autonomia e redução de custos com baterias o que certamente amplia os serviços de usinagem de precisão nas empresas de usinagem e gera no setor automotivo aumento da produção para exportação de veículos.
Veículos elétricos em crescimento movimentando o setor de usinagem de precisão!
O projeto visa inserir as empresas participantes no crescente mercado mundial de veículos elétricos em todos os segmentos: de passeio, carga e transporte coletivo o que certamente tem impacto positivo no setor de usinagem de precisão que fornece peças usinadas e conjuntos usinados. Paulo Mortari, gerente de Engenharia, Produtos e P&D da ZEN, afirma que o projeto está alinhado às tendências de eletrificação do mercado automotivo. “Dessa forma cria-se rota tecnológica alternativa para o crescimento sustentável para as empresas a médio e longo prazo”, diz.
“A produção de peças para carros elétricos tem um apelo ambiental. A busca de soluções de inovação incrementais a partir do projeto proposto visam explorar aspectos de geometria, materiais e fabricação das engrenagens que são desenvolvidas pelo setor de usinagem de precisão e venham aumentar a capacidade de torque, diminuição de perdas de potência e atenuar a geração e a propagação de ruídos e vibrações nos veículos eletrificados”, ressalta.
“O Brasil tem capacidade de oferecer ao mundo inovação no setor automotivo, a partir do programa Rota 2030”, destacou o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi. “A proposta é que este movimento de inserção global seja progressivo, permitindo que o país esteja inteiramente inserido na produção global de veículos automotores”, acima de tudo este movimento aumenta a produção industrial no setor de usinagem de precisão.
A Vertex Usinagem destaca projetos de inovação como da WEG e ZEN oferecendo serviços de usinagem com seus centros de usinagem e tornos CNC com alta qualidade para atender a demanda do mercado nacional junto ao setor de usinagem de precisão.
Fonte: Usinagem Brasil
Imagem: Vertex
Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre usinagem de precisão!
Para mais notícias sobre usinagem de precisão e empresas de usinagem, acesse aqui.