Usinagem de Precisão: Siderúrgicas investem
13/09/2022Usinagem de Precisão tem bons resultados em 2022 e conta com os investimentos das Siderúrgicas que movimentam a indústria.
Segundo o Instituto Aço Brasil, entre os anos de 2022 e 2026, o segmento siderúrgico deve realizar investimentos de cerca de R$ 52,5 bilhões no Brasil, o que desde já, acelera o crescimento da produção industrial e do setor de usinagem de precisão.
De acordo com Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Instituto Aço Brasil, boa parte dos investimentos previstos vão ser direcionados para novas tecnologias e para o enquadramento das empresas em metas ambientais e de mudanças climáticas, nesse sentido, a Eletra investe em fábrica de ônibus elétricos estimulando novos projetos para o setor de usinagem de precisão.
Empresas de Usinagem mantêm a produção aquecida junto a exportação do aço
Segundo o mais recente balanço do setor, no primeiro semestre de 2022 a produção de aço bruto alcançou 17,4 milhões de toneladas. A produção mundial, no período, conforme a Worldsteel, apresentou declínio de 5,5%, por outro lado, o setor de usinagem de peças manteve a produção aquecida com bons resultados.
As vendas internas sofreram retração de 14,6%, totalizando 10,2 milhões de toneladas frente a 12 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado. A queda no mercado nacional foi amenizada, segundo o Aço Brasil, pelas exportações, que tiveram aumento de 27,6%, chegando a 6,6 milhões de toneladas, o que do mesmo modo, estimulou a indústria gerando bons resultados para as empresas de usinagem
Serviços de Usinagem tem crescimento junto a alta de produção do aço
Lopes destaca que é preciso lembrar que a base de comparação é elevada, pois 2021 foi um ano bastante diferenciado para o setor com produção de 36 milhões de toneladas de aço bruto e vendas internas de 22,3 milhões de toneladas. De acordo com ele, mesmo que o resultado de 2022 fique um pouco abaixo, o ano deverá ser apontado como bom para o setor e demais setores como de usinagem de precisão.
Em 2021, o Brasil foi o 9º maior produtor mundial em ranking liderado pela China, com mais de 1 bilhão de toneladas produzidas. Os três segmentos que mais consumiram aço no mercado nacional foram: construção civil (41,2%), automotivo (21,3%) e bens de capital (19,6%), como resultado, a indústria seguiu fortalecida em 2022 com crescimento dos serviços de usinagem.
A Vertex Usinagem comemora os investimentos das Siderúrgicas no Brasil para os3 próximos anos.
Somos uma empresa de usinagem que fornece serviços de usinagem e peças usinadas com qualidade e custo-benefício. Para isso, contamos com centros de usinagem e tornos CNC de altíssima precisão. Para saber mais sobre nossos serviços de usinagem, entre em contato conosco.
Fonte: Usinagem Brasil
Imagem: Vertex Usinagem
Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre serviços de usinagem e peças usinadas!
Para mais notícias sobre peças usinadas e serviços de usinagem, acesse aqui.