Serviços de Usinagem: Máquinas e equipamentos tem forte alta
08/06/2021Serviços de Usinagem tem constante crescimento impulsionado pelo setor de máquinas e equipamentos que mantém ritmo aquecido da economia.
O setor de máquinas e equipamentos mantém a trajetória de crescimento iniciada no ano passado. O balanço de março mostra que a receita líquida total cresceu 28% no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2020, enquanto o faturamento no mês de março superou o de fevereiro em 18,9% e o de março de 2020 em 28,9% fortalecendo o setor de serviços de usinagem.
Em março, o principal destaque foi o mercado doméstico. As vendas internas deram um salto de 45,1% sobre março do ano passado e de 21.7% sobre fevereiro de 2021 e já respondem por 77% dos negócios do setor. No acumulado dos últimos 12 meses o crescimento é 18,9% mantendo o setor de máquinas e equipamentos otimista e fortalecendo as empresas de usinagem que fornecem peças usinadas e conjuntos usinados.
Setores de diversos segmentos aumentam a demanda por máquinas e equipamentos!
Os setores que estão demandando mais máquinas e equipamentos são os de infraestrutura (máquinas rodoviárias), agronegócio (máquinas e implementos agrícolas), saneamento (bombas e válvulas), embalagens (máquinas para plástico) e ferramentarias (máquinas-ferramenta) certamente sendo ótima notícia para as empresas de Usinagem em São Paulo.
Os destaques da mesma forma são a recuperação das vendas para a América Latina, que está voltando a responder por mais de 40% dos negócios externos de máquinas e equipamentos como resultado abrindo caminho para as empresas de usinagem terem parceria para novos projetos.
Indústria continua em expansão prevendo manutenção de pedidos em alta!
Outra boa notícia é que o consumo aparente de máquinas e equipamentos está em alta. O indicador apresentou aumento de 28,5% na comparação com março do ano passado e de 26% em relação a fevereiro de 2021 mantendo fortalecido o setor de usinagem que fornece peças usinadas e conjuntos usinados.
O nível de utilização da capacidade instalada (Nuci) do setor atingiu 76% em março.A carteira de pedidos registrou expansão de 6,4% e atualmente se encontra 26,3% acima do nível observado em março de 2020. Segundo a Abimaq, os dados até o mês de março indicam, no curto prazo, continuidade da expansão das atividades do setor como resultado gera um cenário positivo para as empresas de usinagem.
A Vertex Usinagem segue confiante com o crescimento do setor de máquinas e equipamentos se preparando para fornecer serviços de usinagem com seus centros de usinagem e tornos CNC de altíssima precisão.
Fonte: Usinagem Brasil
Imagem: Vertex
Para mais notícias sobre usinagem de precisão, serviços de usinagem e empresas de usinagem, acesse aqui.
Siga também nossa página no Instagram e tenha informações exclusivas sobre o setor industrial, inclusive peças usinadas e conjuntos usinados.