Serviços de Usinagem: Alta de máquinas e equipamentos
28/12/2021Serviços de Usinagem são impulsionados pelo setor de máquinas e equipamentos que tem crescimento constante nas vendas.
A cada divulgação do balanço mensal do setor de máquinas e equipamentos a Abimaq apresenta nova previsão de índices de crescimento para 2021, sempre maiores que os anteriores, o que aponta, do mesmo modo, alta na produção de peças usinadas. A previsão inicial, feita em janeiro, apontava para alta de 6,9% sobre 2020. Quando divulgado o balanço de setembro, a expectativa já estava bem mais encorpada, de 25%, nesse sentido a procura por serviços de usinagem tem crescimento e demonstra que o setor de máquinas e equipamentos é o mais otimista.
Máquinas e equipamentos crescem, deixando aquecido o setor de usinagem de peças
“No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o faturamento do setor está 29,5% acima do mesmo período de 2020”, destaca José Velloso, presidente-executivo da Abimaq, “Ainda não é uma previsão oficial, mas estamos apostando num crescimento de 10% no ano que vem, além dos 25% ou 27% que esperamos alcançar ao final deste ano”, antes de tudo, este crescimento mantêm aquecido o setor de usinagem de peças.
Na avaliação de Velloso, vários fatores estão contribuindo para o aumento da demanda por máquinas e equipamentos no Brasil. Entre eles, destaque para o boom global do preço das commodities agrícolas e minerais, setores primários que, quando estão em alta, costumam alavancar a venda de bens de capital mecânicos, além disso é um cenário positivo para as empresas de usinagem fornecerem serviços de usinagem.
Agricultura e infraestrutura tem alta seguida, estimulando o setor de usinagem de precisão
Dois setores são os principais responsáveis pelo aumento do faturamento dos segmentos representados pela Abimaq: agrícola e infraestrutura. As vendas de máquinas agrícolas, que já vinham de um bom crescimento em 2020, estão agora com alta de quase 50% sobre o ano passado, igualmente a Embraer tem alta na agricultura e estimula o setor de usinagem de precisão. Já o setor de infraestrutura está puxando as vendas de máquinas rodoviárias, que estão acumulando alta de 76,7% no ano.
A isso soma-se o fato de que houve um aumento no consumo de máquinas e equipamentos nacionais, que há dois anos representavam 45% dos negócios do mercado interno e hoje respondem por 55%, por outro lado esse aumento trouxe crescimento das empresas de Usinagem em São Paulo.
Em 2021, praticamente todas as 40 câmaras que compõem a Abimaq estão registrando crescimento, com destaque para os segmento relacionados à produção de máquinas e equipamentos para bens não-duráveis (alimentícios, bebidas, farmacêuticos), mas também acessórios e componentes para máquinas, tanto para novas quanto para reposição, o que acima de tudo gera alta na produção de peças usinadas e conjuntos usinados.
Para completar o quadro de desempenho positivo, o setor contabiliza o aumento das exportações. De janeiro a setembro, as vendas externas cresceram 31,1% sobre mesmo período do ano anterior. Para a América Latina, o aumento é de 53,7% (47% para o Mercosul); 10,9% para os Estados Unidos; e 15,2% para o mercado europeu. Vale registrar ainda o forte crescimento nos embarques para a China: 501,2%, dessa forma consolidando o crescimento do setor no Brasil e estimulando as empresas de usinagem que fornecem serviços de usinagem e peças usinadas.
A Vertex Usinagem destaca os bons resultados do setor de máquinas e equipamentos e investe em tecnologia para atender a demanda do setor, sendo uma empresa de usinagem que fornece serviços de usinagem e peças usinadas com qualidade e custo-benefício. Para isso, contamos com centros de usinagem e tornos CNC de altíssima precisão. Para saber mais sobre nossos serviços de usinagem, entre em contato conosco.
Fonte: Usinagem Brasil
Imagem: Vertex Usinagem
Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre serviços de usinagem e peças usinadas!
Para mais notícias sobre peças usinadas e empresas de usinagem, acesse aqui.